top of page
eco logo.jpg

Projetos.

projetos.
Construção industrial

Sobre.

 

Em 2020 a ECO-COVERMAT– Tecnologias Ambientais iniciava suas atividades, naquele momento muitas eram as incertezas em varias áreas da economia nacional, um apagão de energia elétrica estava na iminência de acontecer e naqueles dias nasceria também uma nova forma de tratar as questões ambientais, nós já vislumbrávamos isso!

A ECOCOVERMAT começava as suas atividades como sendo a primeira empresa em PORTUGAL a trabalhar exclusivamente com soluções ecológicas, propondo uma nova abordagem na maneira de consumir, de construir e de investir levando  em consideração os impactos ambientais decorrentes desta ação.

Sempre pautada numa abordagem ética e transparente onde fazer negócios é visto como um meio para a transformação econômica, social e ambiental a empresa vem contribuindo ao longo desse tempo para a consolidação de vários projetos sustentáveis, sejam eles fornecedores ou consumidores, tendo como diretriz básica, o beneficio a todos os envolvidos e principalmente o meio em que vivemos.

Essa história, que se consolida ano após ano tem como principal estratégia o compartilhamento do conhecimento, através de um modelo de marketing informativo, entendendo que as mudanças somente serão produzidas a partir da informação, compartilhada entre os diversos atores sociais.

Equipas multidisciplinares estão preparadas para o atendimento às necessidades de clientes interessados em fazer dos seus investimentos sustentáveis, investimentos que contribuam não só para o empreendimento, mas também para a sociedade como um todo, incluindo as próximas gerações. Gerações de futuros investidores e consumidores cada vez mais sustentáveis.

O que é?

A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, harmonizando-os com o meio ambiente. Procura, durante toda sua produção e pós-construção, amenizar os impactos da natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, é imprescindível a aplicação de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeiras reflorestadas e tijolo recicável, por exemplo.

 A aplicação desse conceito entrou na pauta dos arquitetos após a Crise do Petróleo, na década de 1970, amenizando a utilização de energia e procurando novas formas de utilizá-la. Após o término da crise, o conceito não desapareceu, pois a tendência de levar a sustentabilidade cada vez mais a sério só evoluiu a partir de então.

É importante destacar que somente durante parte do século XX as diretrizes da chamada arquitectura bioclimática (que veio a chamar-se arquitetura sustentável) foi perdida. Isso porque as construções sempre levaram em consideração o clima, ambiente, natureza etc. e, durante o século XX, iniciou-se uma filosofia dentro da construção civil de quase abandono dessas diretrizes naturais, dado o crescimento exponencial das cidades. O impacto sobre a natureza nesse século foi absurdo, e somente a partir da sua segunda metade passou-se a rever essa política e seus impactos.

A década de 1990 foi imprescindível para a construção sustentável. O conceito de sustentabilidade passou a ter mais força junto aos órgãos internacionais e a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis na construção civil intensificou-se.

Em 1997, em Helsínquia, na Finlândia, houve a primeira convenção internacional sobre construção sustentável, e um ano após, no Reino Unido, lançou-se a primeira entidade de certificação de prédios sustentáveis, a BREEAM. Hoje o número de prédios sustentáveis é grande.

Como fazer?

Prédios ou casas sustentáveis devem levar em conta algumas características para assim serem consideradas. O principal deles é o respeito ao ambiente que os cerca, a comunidade e aos recursos naturais.

Em casas, por exemplo, a utilização de madeiras reflorestadas, com selo de certificação, de painéis fotovoltaicos, para uso da energia solar, vasos sanitários com redução de água, estética inteligente a se utilizar a luz do sol e aproveitar seu calor ou amenizá-lo, a fim de reduzir o consumo de energia por ar condicionados ou ventiladores, são formas de deixar seu imóvel mais sustentável.

Eco CoverMat

Construction Product Sealants Expert

sobre.
contato.

contacto.

  • instagram

Obrigado por enviar!

bottom of page